Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Advento do Deus Menino (II)

 




Por Pe. Palaoro, sj

Apareceu um Menino: apareceu a ternura e a doçura do Deus que salva. Na fragilidade de uma criança se esconde e se revela a grandeza divina. Uma antiga tradição religiosa afirma que a maior seriedade de Deus aconteceu quando Ele virou menino. Louca aventura amorosa de Deus!

No rosto de uma criança se faz visível a Misericórdia que desce sempre mais abaixo, que nasce no ventre da terra e se faz terra fértil.




Segundo Jacob Boehme, místico medieval, Deus é uma Criança que brinca...

É nessa atmosfera “infantil” que Deus se aproximou de nós. Não veio como um imperador poderoso nem como um sumo-sacerdote ou um grande filósofo. Deus pode ser encontrado não na estrada suntuosa do domínio e do poder, mas na estrada da doação, da partilha, da solidariedade... A única explicação da “descida” de Deus é seu “amor compassivo”. Ele mergulhou na nossa fragilidade fazendo-se uma criança pobre, que nasce na periferia, no meio de animais, deitada numa manjedoura... para que ninguém se sentisse distante d’Ele, para que todos pudessem experimentar o sentimento de ternura que uma criança desperta e sobre quem nos dobramos, maravilhados. Criança não infunde medo; todos se aproximam dela. Pequenino com os pequeninos, Deus nos faz proclamar silenciosamente:

“Meu Deus, me dá cinco anos, me dá a mão, me cura de ser grande...” 

(Adélia Prado)

9 comentários:

  1. Lindo! Adorei ler,Roselia. E hoje vamos já acender a segunda velinha.Assim vamos ...Nem nos damos conta e daqui a pouco fim de ano...Esperemos o melhor! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Linda postagem!
    Adorei o pensamento de Jacob Boehme e finalizar com Adélia é fechar a postagem com chave de ouro.

    Abraços carinhosos
    Sônia

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!!:)
    **
    Coisas de uma Vida
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana

    ResponderExcluir
  4. Rosélia, escolheu muito bem as colocações de sua postagem. São apropriadas para a reflexão que a época pede. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Um menino que "me dá a mão e me cura de ser grande". Tão belo! O advento: um tempo de renascer com esse Menino...
    Cuide-se bem, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de paz, querida Roselia!
    Um belíssimo tema, magnífica mensagem, só o Menino Deus pode renovar todas as energias necessárias, para esta quadra natalícia que se aproxima... que seja recheada de Amor, Paz, Saúde e nova Esperança. Obrigada minha querida amiga, pela atenção e preocupação comigo, tenho estado mesmo em baixo autoestima, as coisas por aqui não estão bem, mal se pode sair à rua, está tudo infetado, o hospital é à beira da minha casa e tudo isto gela-me o coração, temo pela minha família e estou sem inspiração só sobra a preocupação neste momento é o pior lugar de Portugal mais infetado. Entretanto confio no Bom Jesus que é Misericordiosos e aguardo melhores dias. Beijinhos de paz e bem-estar. Um bem haja pela linda mensagem de Natal que Deus nos oiça.😘😍💖👏👏🌹🌹🎁
    Luisa

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, muito apropriado para a época que estamos a viver.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Um texto muito belo Rosélia.
    Abraço, saúde e bom feriado

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosélia,
    Um lindo texto, muito inspirador para estes dias em que o Natal se aproxima.
    Bjs, Sueli

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza