Uma imagem, um conto
Uma iniciativa da amiga Norma Emiliano
"Francisco de Assis, grande personagem da Igreja, chamava os animais de irmãos e não aceitava que fossem tratados como coisas, mas companheiros dos seres humanos."
"No Sermão da Montanha, Jesus refere-se aos lírios e aves como modelos de discípulos cristãos. Apontando pardais, criaturas humildes para os padrões humanos e com muito pouco valor monetário, Jesus diz à multidão que "nenhum deles cairá sem que o vosso Pai o saiba." Mt 10,29-31
"Os animais não são coisas nem objetos, são criaturas de Deus, ou seja, criados por deis segundo o relato bíblico e por isso devem ser amados e respeitados."
Minha participação:
Eunice viveu um tempo na Região Norte do Brasil, lá pode conhecer outro panorama muito diferente da Região Sudeste onde nasceu e cresceu.
Uma coisa era saber dos livros e outra bem diferente, era conhecer ao vivo e em cores (lindas) toda a fauna brasileira.
Cada um que ia vendo muito próximo de si nos passeios que fazia, na mata amazônica, lhe deixava encantada.
Tinha uma atenção especial a todos e fotografava com muito gosto para não perder da memória tudo que seu coração via e sentia.
Os tucanos eram os curiosos para ela e faziam seus ninhos no oco toco.
Ela ficava um pouco amedrontada com o tamanho do bico do animal, mas a importância ecológica era o que importava.
A região amazônica é rica na variedade e o papo deles tem uma plumagem muito vistosa que a deixava encantada.
Ele coleta alimento (frutas) de árvores bem altas, difícil acesso, algo bem incrível que ela gostava de ver nas majestosas.
Carrega sementes e é, assim, muito produtivo para a ecologia. É um animal útil, portanto.
Eunice refletia como tudo na natureza tem um propósito e valor desmedido. O Criador é Sábio.
Norma, tanto tucanos, como papagaios, como araras, como louros eram comuns por lá, escolhi o tucano para referenciar. Também na região Centro-Oeste tem as aves em profusão (como você bem sabe).
Teu conto ficou lindo e que rica experiência de vida Eunice teve e aprendeu assim a tudo admirar, estudar e se interessar! Lindo! Adorei o vídeo e o São Chiquinho tão querido! bjs, chica
ResponderExcluirBoa tarde Amiga Rosélia,
ResponderExcluirTambém gosto muito do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que chamava também o sol de irmão. Tudo criado majestosamente por Deus.
Magnífico seu conto em que nos mostra como é incrível ver ao vivo esses seres lindos no seu habitat e das recordações que deixaram nas memórias de Eunice.
Muita bela a sua participação.
Beijinhos fraternos e continuação de um dia muito abençoado.
Muita paz no seu coração.
Ailime
Muito lindo o amor de Eunice pelos animais, querida Rosélia.
ResponderExcluirExcelente o seu conto.
Sim, o Criador é sabio.
Obrigada pelo carinhoso comentário deixado lá no meu blog, amiga.
Tenha uma feliz semana.
Muitos beijinhos
Verena.
Que bonito!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirLindo conto, bem exemplificadas as belezas da natureza Divina. Natureza sábia!!! Grata pela adesão. bjsss
ResponderExcluirTemos uma fauna tão rica, são tantos os animais que nos cercam, um verdadeiro tesouro!
ResponderExcluirHomens sábios já disseram que o caráter de uma pessoa pode ser medido a partir da compaixão que ela expressa pelos animais. E, sim, temos o dever de amar e tentar preservar essas criaturas, nossas companheiras de jornada nesse mundo.
Gostei do conto!
Beijo
Que bela participação e que lindos olhares!!! Bj
ResponderExcluirHaverá sempre encantamento estar de frente para a riqueza da fauna amazônica onde a personagem pode interagir e sentir de perto toda grandeza.
ResponderExcluirBelo conto de uma imagem inspiradora.
Beijo