Imagem obtida no site Santa Casa São Paulo |
Um gole num momento de desespero.
Corpo entorpecido e, alegres,
Nada fazem de mal,
Outros se embebedam até o final,
Dissabores aos seus familiares.
Quem já parou para se perguntar se certos vícios são adquiridos por falta de amor?
Trabalhei como voluntária na Fazenda Boa Esperança, MG (dependentes químicos e mulheres prostituídas).
Lá, aprendi muito... Sobretudo da alma humana.
A dependência, seja ela qual for, atinge a qualquer classe social. Basta, muitas vezes, uma primeira vez e o vício se instala...
Temos os Alcoólicos Anônimos que fazem um produtivo trabalho de recuperação, com base também como lá na Fazenda, à Espiritualidade.
Vou lhes contar um testemunho de vida:
Havia um jovem que enviuvou muito jovem no parto de sua esposa do seu segundo filho tendo já um de três aninhos. Começou a beber whisky...
As avós, na luta pela disputa dos netos... uma verdadeira guerra de egoísmos.
Um ano após, se casou com uma ex noiva que trouxe outro filho do casamento anterior..
Ele segue bebendo e ficou violento...
Uma certa vez, ela não encontrando sua cunhada em casa, sua amiga, foi embora, deixou os filhos dele na avó materna e retornou para casa de sua mãe. Ela estava grávida, teve a filha e morreu aos três meses de vida com pneumonia na época, há muitos anos. Outra recaída do já homem feito e de mais idade.
Entre brigas de família pela guarda dos filhos, ele se casou depois, com uma menina bem nova e teve três filhos num casamento de muitos anos. Parecia que tudo tinha mudado, se estabilizado...
Ela se formou na faculdade e se igualou ao nível dele. Consequentemente, quis trabalhar na área da sua formação. Ele não permitiu, era do tipo dominador (machista). Ela foi embora depois de anos e mais anos juntos vivendo, enfim, numa certa normalidade.
Recomeçou com a bebida, ficou diabético, sozinho, teve o abandono dos filhos todos problemáticos (não era para menos). Apenas um deles se formou e tem um bom cargo e viaja pelo mundo em sua área que tem a parte de um esporte que enriqueceu sua profissão na área jurídica.
Bem, o homem, viveu uma decadência moral e emocional de dar lástima, está num leito entre a vida e a morte, cuidado por alguns poucos familiares mais compassivos.
Quem poderá culpar ou justificar?
Só Deus entende as verdadeiras razões do ser humano se embrenhar nos caminhos do álcool, fumo e outras dependências químicas...
Nós, damos uma de juízes, nos arvoramos em julgar o próximo, muitas vezes, não mais.
O Amor CURA, a falta dele, mata.
Participando da iniciativa da amiga:
Tenho amiga que, sendo trocada pelo namorado, se entregou aos vícios do álcool, drogas, tabaco, noite, tendo caído numa miséria decadente. Com a ajuda de amigas, onde meu incluo, está em reabilitação. Mas está a ser difícil. Qualquer descuido e aí está ela novamente na "valeta". As dependências são um inferno na vida das pessoas.
ResponderExcluirDramática a estória que conta.
Beijinho e um Sábado feliz.
*
Acordo num silêncio sonhador
*/*
Linda tua participação na Mari ! Há sempre os que não sabem beber,causam problemas. Não sabem a dose para apenas se divertir, saudar.
ResponderExcluirE muito importante teu relato sobre essas entidades que ajudam quem precisa se curar...E o amor, realmente muito pode curar...Ficou lindo! beijos, ótimo fds! chica
Aplaudindo aqui a sua participação, querida Rosélia.
ResponderExcluirAlcoolismo é uma doença terrível que atinge não só o alcoólatra mas toda a família.
As histórias são as mesmas só mudam os personagens...
Tenha um fim de semana abençoado.
Beijinhos
Verena.
Um testemunho verdadeiro que impressiona. Realmente o vício da bebida é tremendo. Conheço casos em que a autodestruição foi irremediável.
ResponderExcluirTudo de bom.
Um beijo.
Boa tarde Amiga Rosélia,
ResponderExcluirMagnífica a sua participação na BC de Mari, com esse testemunho de vida, que dá muito que pensar.
A bebida é um vício muito grande e que causa muitos problemas graves na sociedade. Há que saber dosear.
Só Deus mesmo para julgar. Quem somos nós?
Beijinhos fraternos e um fim de semana muito abençoado.
Ailime
Todo relato merece a nossa atenção e cuidado, pois a questão emocional é muito séria e difícil de cuidar. Penso que devemos viver em oração por todas as nossas gerações e do mundo inteiro. Parabéns pela partilha 👏👏👏👏Um abraço fraterno 🌻
ResponderExcluirBom dia iluminado querida amiga.
ResponderExcluirUma imagem para inspirar a tal moderação tão clamada nos dias atuais. Mais amor é tudo que o mundo precisa. Um depoimento que bem ilustra está imagem e o comportamento diante os vícios.
Show de postagem.
Beijo de paz no coração.