Preconceito Estrutural?
"Tem pessoas que acham que poder é força bruta.
Herói é quem destrói e quem destrói mais...O OUTRO NÃO É GENTE, NÃO TEM CORAÇÃO, É INIMIGO"...
Há três meses aproximadamente, temos visto, ainda que pelas redes sociais, comodamente, um exemplo vivo de racismo estrutural.
Atrás das telas, no conforto do nosso lar, vimos cenas agressivas, entre palavras de baixo calão horrendas, ditas pelos "nobres famosos" do meio artístico... um vocabulário "normal" hoje em dia, mas que vai além do aceitável (do já banalizado pela sociedade) por ter vindo de quem se põe como paradigma social, extrapolou tudo o que temos visto, pelo menos eu.
Nunca vi coisa igual ao vivo e a cores.
Impressionante como num programa televisivo onde muitos de nós discriminamos por acharmos que não nos agrega valores, como de fato acontece, na maioria das vezes, inclusive eu... pode "parar o Brasil" por mostrar, com riqueza de detalhes, um menino saindo ainda da adolescência (vai até 24 anos, segundo cientistas) com uma Maturidade Emocional de 70 + para os embates emocionais que sofreu em sua luta para mudar de vida e a dos que ama. Tenho visto até pessoas com mais idade sem a Maturidade Emocional do "menino preto" espetacular. Não via o programa de forma viciante... via, não mais. Se tinha sono, dormia.
Muitos me condenarão, certamente... por abordar um assunto que podem achar irrelevante. Tudo bem. Lê quem quer.
Fiquei impressionada para não dizer chocada mesmo por ver o vocabulário deplorável dos ditos famosos e "inteligentes" ... mas deixo julgamentos à parte e foco na Maturidade Emocional e no Preconceito Estrutural.
Muitos de nós, com formação acadêmica e tal, partimos logo para a defesa ou acusação (dedo em riste) ao sermos confrontados... seja em que nível for do reality da nossa vida...
Já vi coisas do arco da velha no real e no virtual...
Por que algumas pessoas (alguns de nós) agem (agimos) como adultos e outras não?
Por que ser pobre e preto (negro, como queiramos disfarçar nosso preconceito enraizado) não tem valor em nosso meio e em nosso coração, meu Deus?
O que a pessoa será doravante não é o caso aqui. Não me compete julgar as pessoas em sua conduta futura em que nível for, não é problema meu. O dinheiro corrompe, muitas vezes...
Mal me dá o tempo de me corrigir em vida e de fazer o meu Deus feliz comigo, em cumprir os seus Planos de Amor para mim. A vida dos outros não me compete me arvorar em juíza.
Enfim, o que ressalto no post é que cor não faz caráter de ninguém (Há mau caráter de todas as cores (raças)..
Abaixo nossos preconceitos estúpidos e descabidos!
"Nojento, moleque, narcisista, tóxico, psicopata, monstro, inútil, manipulador, perigoso, agressivo, marrento, maldoso, pivete, mentiroso, complexo de sujo, desrespeitoso, fraco, assediador, vitimista"...
"Os humilhados serão exaltados. "
O que não dizemos para desmoralizar quem não queremos no jogo da nossa vida... coisas do arco da velha.
Só me pergunto:
Eu aguentaria tanta humilhação em rede nacional?... Nem no particular, apesar de que implodo, não sou de explodir, o que é pior ao psicológico, muitas vezes... só mesmo a fé em Deus para nos fazer suportar...
Na Espiritualidade, Inácio de Loyola pede para pedirmos a Graça das humilhações, opróbios, menosprezos e não tem nada de mórbido nem de doença psíquica alguma e sim de trabalhar a HUMILDADE.
"Pedi e recebereis".
P.S. Não faço apologia à idolatria de um ser humano, por favor. Admirar valores, sim. Se eles vão continuar...
Não me compete julgar o próximo. Deixo nas Mãos Misericordiosas de Deus.
Foco dois pontos que espero sirvam para nossa reflexão.
Tenho interesse em psicologia e relacionamento humano.
Fiz especialização na Pós, em Terapia Comunitária... relacionamentos humanos me interessam e aprendo muito.
No Dia Nacional do Livro Infantil, dia 18, que podemos melhorar em termos do Livro da Vida?
A propósito, meu novo livro:
Subtítulo: Inexplicável Inquietude
Um livro é como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem.
(Khalil Gibran)Participando da iniciativa da amiga Chica
Vamos revisitar nossos preconceitos, sejam quais forem?
Que lindo e profundo teu texto!
ResponderExcluirSei do que falas, mas há anos não assisto esse programa, nem novelas.
Mas minhas filhas quando estamos juntas, comentam e fico impressionada.
O preconceito ,seja da forma que for, não é admissível!
E pior ainda é aquele não admitido, velado!
Pelo que ouvi,como não sou santa,rs, não teria conseguido aguentar tantos desaforos como aqui citaste.
E tua frase, ficou perfeita> Revisitar nossos sentimentos, pode nos fazer ver que até preconceitos enrustidos encontramos...
beijos, obrigadão! Lindo dia! Aqui ventania e friozinho!
chica
Querida, eu observo muito os olhares e a expressão facial das pessoas ou nas conversas ou na televisão, os VELADOS são os piores, disse muito bem e eles existem... inclusive o vice-versa é bem real (dos pretos em relação aos "brancos" somos 'matizados' aqui no Brasil).
ExcluirQuanto à televisão, troquei já novelas por filmes há um bom tempo. Estou gostando muito e, quando sobra um tempo ou quero descansar de ler e escrever, teço vendo filmes.ou noticiários interessantes.
Obrigada pelo belo comentário.
Mesmo que não vejamos certos programas, nossos filhos veem e as redes sociais acabam nos informando de tudo.
Inclusive meu padrinho de 90 anos torcia comigo pelo ganhador pelos mesmos motivos que eu disse no post.
Beijinhos
Que amor teu padrinho aos 90 torcer assim! Coisa boa! bjs, chica
ExcluirE olha que ele é militar, intelectual, eclético, literato e SEM preconceito. Minha avó se casou com um preto no outro século e foi muito feliz. Homem honrado e funcionário público. Somos privilegiados na família. Sabemos respeitar as pessoas.
ExcluirBjm
Querida Rosélia
ResponderExcluirComo é natural não conheço o programa de que fala.
Mas sei que há muito racismo neste mundo e muitas
vezes encoberto. E não deixa de ser assustador como
as pessoas conseguem julgar outras baseando-se na
cor da pele. E sabemos que o mau carácter é por demais
horrível e que as pessoas não conseguem enxergar e
separar o bem do mal, depois de tantos anos de "evolução".
Adorei o seu texto, minha amiga. Tomara que houvesse
quem dissesse, assim, sem peias o que pensa desse
"Preconceito estrutural" que nos emperra e não nos deixa
avançar como seres humanos.
Tudo de bom, minha amiga.
Beijinhos
Olinda
Amiga, é um reality show como tem aí também e em outros países.
ExcluirConfesso que, apesar de estar na 24 edição, não vi todos, praticamente nenhum. Sempre tive outras prioridades e ocupações.
Como tinha filho e nora em casa ( o filho não gosta), eu via com a nora (na realidade estava fazendo outras coisas e a tele ligada me fazia prestar atenção nas cenas quentes de falta de respeito com o próximo. Prestes a chegar às vias de fato)...
Normalmente tem cenas não construtivas, mas é o retrato fiel da sociedade sem tirar nem pôr.
Não há do que se escandalizar, porque o mundo está de cabeça para baixo mesmo, mas extrapolou...
Só que o que vi, como disse no texto, foi tenebroso em termos de preconceito e de palavras vulgares demais do aceitável socialmente, um verdadeiro escândalo, sem querer ser moralista nem usar de falso pudor. O tratamento dos famosos para com o rapaz em questão foi indecente até. Costumamos reparar em quem não tem formação acadêmica, mas fugiu dos padrões já acostumados onde um grupo de pessoas de todas as classes sociais se tratavam pior do que animais. Inconcebível.
Eu me emocinava muito com a humilhação que ele sofria como se fosse eu. Muito triste com um ser humano seja quem for tantas ofensas discriminatórias.
Enfim, Deus exaltou os humilhados, que Ele nunca se esqueça de quem foi seu Refúgio e Fortaeza no tal jogo que retratou a sociedade na atualidade.
Obrigada pelo belo comentário.
Beijinhos
VEIO DA EDITE:
ResponderExcluirOlá Rosélia!
Que texto profundo você escreveu sobre preconceito. Eu não vi o programa, mas imagino qual seja. Aliás, não vejo nenhuma edição, justamente porque ele inverte valores. Um programa exibido em rede nacional que ao invés de acrescentar, denigre em tudo que aborda. Mas sei de qual personagem está falando. Sempre vejo as eliminações no programa da Ana Maria Braga. E me parece que ele foi um dos vencedores. A duras penas, mas vencedor ...
Gostei da frase "revisitar sentimentos " faz bem para uma auto análise. É sempre bom estar a querer melhorar atitudes.
Abraços .🌺🤩❤️🌹
Querida, a inversão de valores está em toda parte na sociedade e não é diferente na televisão e, em maior intensidade, em alguns programas...
ExcluirSão muitas coisas em controvérsia com nossos valores.
Hoje, pude conversar muito com meu padrinho que é um homem sábio e também não perde tempo como eu em ver o que não nos acrescenta. Só que, na edição acabada, ficou em evidência o RACISMO e a Maturidade Emocional ante ofensas mil. E me interessei depois de algum tempo iniciado pelo enredo principal.
Eu via o rapaz rir ante opróbios e me lembrava de Paulo na prisão dando graças pelas adversidades... muito bonita demonstração de fé autêntica.
Confesso que não alcancei a santidade de Paulo, falta muito, sofro ainda e muito, ainda que seja só eu que saiba.
É admirável a Maturidade Emocional que é o que me interessa aqui junto ao Racismo Estrutural.
O resto... pode tudo mudar como falei no post. O futuro a Deus pertence.
Meu filho preparou para mim, canais ótimos (pagos) para enquanto eu quiser tecer, por exemplo, ver noticiários e filmes. Também aprecio musicais.
Como a amiga sabe, meu roby preferencial é ler e escrever. Meus escritos eu os registro em livros para a posteridade da família. Leva tempo e energia. Eu chamo de tempo muito bem aproveitado.
O resto fica na conta do FILTRO que todos adultos em nossa idade devemos já ter desenvolvido e bem.
Como diz Paulo, "Tudo me é pernitido, mas nem tudo me convém ".
Compreendo muito bem seu bom comentário, eu não vejo filme de terror, por exemplo, nem de policial agressivo. Meu emocional me agradece.
Quando somos adultos, não fazem fácil nossa cabeça, graças a Deus! Temos já adquirido um filtro em nós. É indispensável a filtragem limpa de tudo que possa nos contaminar.
Abaixo todo preconceito e viva a Maturidade Emocional!
Beijinhos
Sendo o assunto do momento, acabei de comentar sobre o programa mencionado em outro blog. E o que eu disse foi o seguinte: embora ainda não assista a essa atração, percebi há algum tempo, que é interessante ver as pessoas expondo o que lhes vai na mente e no coração. Sim, porque, por mais que as pessoas saibam que estão sendo vistas, elas não conseguem fingir por tempo prolongado, então acabam se revelando.
ResponderExcluirE os preconceitos, especialmente o racismo, são muito enraizados. E são odiosos por serem destrutivos sem motivos racionais. Torci pelo ganhador dessa edição, assim que soube dos ataques que estava sofrendo.
E fiquei perplexas com a ação dos agressores. Sei, porém, que não há outro meio da erradicação de de um costume maligno, senão através da repetida exposição do tal costume. As pessoas precisam ver bem expostas as malignidades de que são capazes. Precisam se envergonhar delas!
Beijo
Querida, ninguém consegue fingir muito tempo, é fato.
ExcluirO preconceito é:
"Sem motivos racionais"... perfeito!
Pelo meu temperamento, a injustiça me abate.
Não consigo ser passiva ante despropósitos da sociedade e, sobretudo, o racismo enraizado e dissimulado, muitas vezes, até em nós.
O preconceito:
"Costume maligno", belíssima colocação.
Gostei muito também do seu comentário, que nos envergonhemos dos nossos preconceitos!
Cultivemos os valores verdadeiros, amiga.
"A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. "
Beijinhos
Debemos construir y nos destruir. Te mando un beso.
ResponderExcluirQuerida, bem assim, construir sempre.
ExcluirDestruir todo Racismo em nós.
Beijinhos
Bom dia Amiga Rosélia,
ResponderExcluirNão conheço o programa a que se refere, mas imagino, pelo que descreve, como deve ser demolidor para um ser humano ouvir tantas barbaridades que o destroem psicologicamente. O mundo anda muito alvoraçado e não há meias medidas. Atingir o outro de forma tão forte e injusta é reprovável a todos os títulos e já já era tempo de o homem ter outra forma saudável e sem preconceitos de ver as coisas e olhar seu irmão como um igual.
A sua frase está perfeita! É tempo de repensar nossas atitudes que em nada dignificam o ser humano.
Beijinhos fraternos de paz e bem e um dia muito abençoado.
Emília
Amiga, exatamente como colocou: demolidor. Pode causar traumas indestrutíveis ao ser humano o Racismo. Todo Preconceito causa explosões na mente e no coração.
ExcluirA psicologia explica perfeitamente a barbaridade que é.
Haja Resiliência!
Claro está que, por trás do desafio, está uma soma milionária e somos capazes de muita coisa pelo monetário dentre outros.
Num curso que fiz, a facilitadora nos disse que TODOS somos capazes de matar.
Ficamos perplexos?
Talvez!
Acredito sim que tal possa suceder tal ato.
Cada um sabe o que sente no coração.
O tal realiry é uma cópia da atual sociedade, pode não ser a nossa realidade de muitos aqui que me leem. Mas, como não somos "deslumbrados" nem alheios ao que se passa no mundo (creio eu), sabemos como o mundo anda...
"Já era tempo de o homem ter outra forma saudável e sem preconceitos de ver as coisas e olhar seu irmão como um igual."
Sim, querida, muita modernidade para umas coisas e parca consciência para o que nos convém.
Dignifiquemos o Amor de Deus por nós.
Ele merece muito.
Comecemos por respeitar o outro diferente de nós.
Pisar no outro para que cresçamos, só faz revelar o que, verdadeiramente, somos...
Assim penso e sinto eu.
Muito obrigada pelo belo comentário.
"Os últimos serão os primeiros."
Beijinhos
Adorei a frase, Rosélia, adorei seu texto, quanto ao reality, uma grande inutilidade! Um beijo!
ResponderExcluirAmiga, gosto muito de quem se posiciona.
ExcluirObrigada por dar sua opinião.
Beijinhos
Ei, queridona do meu coração.
ResponderExcluirAmo assistir realities justamente para ver o comportamento humano e as relações interpessoais, mas confesso que pela primeira vez não assisti a este. Depois de ser telespectadora por 23 anos eu me libertei, perdi o interesse, acho que ando com outra vibe, sei lá, mas não dá para se isolar das notícias e acompanhei algumas coisas. Adorei os pontos de reflexão que você trouxe, e, infelizmente, percebemos que o ser humano não evoluiu nada, aliás, parece que com a pandemia andamos muitas casas para trás.
Beijo, beijo no coração.
She
Querida, realmente não devemos ser alienados...
ExcluirTemos nossa própria convicção em muitos pontos de vista. Muito bom que seja assim. Adquirimos novas vibes com a maturidade. Ainda bem!
Qualquer notícia no mundo é destaque nos MCS... até o inútil aos nossos olhos "elitizados" torna-se notícia quente ao redor do mundo, desde os mísseis ao mais "banal" aos nossos olhos..
Se estamos antenados, sabemos de tudo.
Como eu, na ocasião, sei os nomes dos destaques e muitos desaparecem da mídia com o passar do tempo. É normal.
O destaque do post era mesmo o que deu sua opinião: Preconceito Estrutural e Maturidade Emocional.
"O ser humano não evoluiu nada, aliás, parece que com a pandemia andamos muitas casas para trás."
Perfeita colocação!
Estamos que nem caranguejo 🦀...
Beijinhos
Rosélia, eu me lembro de quando minha filha me disse que assistiria ao reality, anos atrás, porque ele era assunto de vestibular. Caía na prova. Vejo que agora na edição 24 muito se avançou, de um programa fútil, esvaziado para algo que nos faz refletir e alcançando grandes audiências, os debates e reflexões ficam muito produtivos. É essa mentalidade de seu padrinho que precisamos ter, essa abertura, essa tua frase tão bem estruturada de revisitar nossos preconceitos para ali melhorarmos.
ResponderExcluirGostei muito do que li aqui! Um bom finalzinho de tarde querida.
Querida, temos que estar atentos aos mais diversos assuntos mundiais.
ExcluirEles estão, quer queiramos ou não, nas pautas dos concursos e, como já estamos longe dos tais concursos em princípio, cremos não ser mais necessário estarmos ciente do que vai além do nosso umbigo.
Quem tem filhos e netos jovens sai ganhando nas informações.
Somos ", intelectuais demais" "espirituais bitolados" para certos assuntos...
Não só de cor se faz o Preconceito, sei que sabe bem...
Para aprender, saio de certos focos do meu interesse para descansar a fachada que meu eu confortável insiste em me colocar. Exige esforço, ânimo e generosidade, em alguns pontos para mim, confesso.
Belo seu comentário também.
Gosto muito dos seus pareceres vários.
Meu padrinho não usa carranca e vai me ajudando a tirar as minhas. Sabedoria pura. Tive os melhores padrinhos do mundo.
Beijinhos
Uma bela postagem da consciência do quanto ainda vamos encontrar os preconceitos arraigados, culturais, vindo de uma pagina suja de nossa historia. Coisa vem da colônia, da libertação tão comemorada mas maldosa no ato de deixar sem nada, emprego, moradia e educação. Gente arrancada da própria terra e largada a Deus dará. O preconceito é acima de tudo muito social no Brasil, lá fora ele se apresenta feroz, como na Espanha por exemplo. Infelizmente ainda vamos ver e ouvir por muito tempo ainda. A escola tem uma missão, a família outra e os governantes outra e a tal da Justiça uma enorme missão. Quando todas estas missões se encontrarem aí sim haverá um mundo menos agressivo e pessoas serão tratadas como tal independente da sua cor, raça e credo.
ResponderExcluirMas todo grito é sempre bem vindo para acordar as pessoas e revisitar a historia e ver onde o erro está instalado.
Com relação ao jovem milionário, que ele saiba bem usar os recursos e faça o prometido com relação aos estudos e seja mais a fazer frente numa área tão restrita aos negros pelo poder econômico na era da educação.
Aplausos.
Bjs e paz e um feliz abençoado fim de semana.
Amigo, justamente é a "preocupação " do meu padrinho e minha: que se cumpra a persistência nos estudos...
ExcluirQue seja mesmo prioridade como era o lindo sonho dele desde pequeno quando foi salvo de uma enfermidade por um médico!
Quanto ao preconceito, seja ele qual for, é horrendo. Mesmo que não façamos algo que outros compactuem, temos que procurar ser cristãos com quem seja ou pense diferente de nós.
É fácil?
Talvez nem tanto porque gostamos só de quem pensa como nós. Os que diferem, cuspimos fogo...
Seu belo comentário revela seu embasanemto no tema aqui abordado.
Sabia de antemão que o seria porque, desde que nos conhecemos nos blogs, você bate na tecla do Racismo com maestros histórica, inclusive.
"Haverá um mundo menos agressivo e pessoas serão tratadas como tal independente da sua cor, raça e credo".
Deus te ouça e façamos nossa parte!
Beijinhos
Um texto muito bom para refletir e concluir que só o amor constroi e, seguindo os passos de Cristo, os preconceitos não devem prevalecer, mas, só os verdadeiros valores e princípios do Reino.
ResponderExcluirSua frase ficou ótima, Roselia.
Um bom fdsemana, cheio de paz e alegria... Bjs
Querida, nosso Deus é puro Amor.
Excluir"Seguindo os passos de Cristo, os preconceitos não devem prevalecer, "
Perfeito!
O Reino de Deus está sufocado em meio a tanta atrocidade que nos, humanos, cometemos em todos os níveis.
Muito obrigada pelo seu belo comentário.
Beijinhos
Trabalho intenso e vivo. Reflexão acerca da Humanidade, das pessoas e, sobretudo, das crianças. A humanidade tem-se perdido como as falhas na Educação básica, em casa... Acho ser este o motivo primeiro.
ResponderExcluirA igualdade de ser é um Direito que a todos nos cabe. Venha sabedoria desde os Céus...
Beijo,
SOL da Esteva
Amigo, Humanidade acima de tudo é primordial.
Excluir"Educação básica, em casa"...
Fantástica sua colocação.
Fomos acostumados numa família "mestiça " e crescemos sem pré conceitos no quesito racial.
Igualdade...
Muito bom seu comentário.
Abraços fraternos